domingo, 22 de novembro de 2009

Buscai e Achareis (1)


"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque todo o que pede, recebe; e, o que busca, acha; e a quem bate, abrir-se-á." (Mateus, VII:7-8)


Queridos Irmãos:

As afirmações de Jesus não podem ser tomadas como desprovidas de sentido.

Se Ele mandou-nos buscar, que encontraríamos, o que dizer acerca do fato de que há pessoas que se entregam á oração, vivem uma vida de contemplação, e não conseguem retorno ao que pedem?

Oras, no mínimo, que não sabem pedir!

Percebamos todos que há uma fé ativa na passagem bíblica: pedimos, buscamos, batemos á porta, ou seja, há ação, e não mera contemplação.

É necessário que façamos a nossa parte, para podermos ser auxiliados pelos céus.

Os espíritos não deixaram dúvidas com relação á isto, e no Livro dos Espíritos, nas questões 657 á 663, especialmente nesta última, nos esclarecem sobre todos os aspectos da prece, a vida contemplativa, o caráter geral da prece, a força que esta nos proporciona, a oração pelos outros, etc.

Vamos reproduzir aqui a pergunta e a resposta de número 663, para ilustrar nossos argumentos, e pouco mais será necessário dizer.

663. Podem as preces, que por nós mesmos fizermos, mudar a natureza das nossas provas e desviar-lhes o curso?

“As vossas provas estão nas mãos de Deus e algumas há que têm de ser suportadas até ao fim; mas, Deus leva sempre em conta a resignação. A prece traz para junto de vós os bons Espíritos e, dando-vos estes a força de suportá-las corajosamente, menos duras elas vos parecem. Já o dissemos: a prece nunca é inútil, quando bem feita, porque fortalece aquele que ora, o que já constitui grande resultado. Ajuda-te a ti mesmo e o céu te ajudará, bem o sabes. Aliás, não é possível que Deus mude a ordem da Natureza ao sabor de cada um. Porque aquilo que é um grande mal, do vosso ponto de vista mesquinho, para a sua vida efêmera, é quase sempre um grande bem na ordem geral do Universo. Além disso, de quantos males o homem é o próprio autor por sua imprevidência ou pelas suas faltas? Ele é punido naquilo em que pecou. Todavia, as súplicas justas são atendidas mais vezes do que supondes. Julgais que Deus não vos ouviu porque não fez um milagre a vosso favor, quando Ele vos assiste por meios tão naturais que vos parecem obra do acaso ou da força das circunstâncias. Muitas vezes também Ele vos sugere a idéia que vos fará sair da dificuldade pelo vosso próprio esforço."

Oportunamente continuaremos.
Fiquem em paz.

3 comentários:

  1. Deus, abençõe a tds. os irmãos responsaveis por esta divulgação e ensinamentos esp. esta lição foi de muita importância p/ o meu estudo como expositora.Abraço fraterno. Cruz,Rosangela

    ResponderExcluir
  2. amigos e irmaos,paz e alegria em seus coraçoes
    fiquei imensamente sensibilizada pelo comentario desta passagem e tambem a foto do centro espirita que vcs fazem parte.
    tive vontade ter asas para voar e ir ter com os irmaõs para comungar com vcs tamanha alegria nesta casinha de amor e de luz.
    peço a jesusque os envolva ,para que tenham amino,coraaaaaaagem e muita acaridade no serviço da divulgaaaação dos ensinamentos de jesus e da nossa amada doutrina espírita.
    muita paz em seus coraçoes,com amor
    mirian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se a vontade vir nos conhecer e participar dos nossos trabalhos.

      Excluir